Água: equilíbrio dinâmico entre polaridades

imagens cursos11Com Paul van Dijk

Polaridades excluem uma a outra. A tendencia dessa disputa é a fixação, porém, em se tratando de polaridades, qualquer tentativa de união alcançará nada mais do que uma trégua.

Tréguas e concessões são inevitáveis na tensão entre forças opostas.
Muitas vezes estas forças interagem limitado o potencial criativo uma da outra e apenas algo “mediano” permanece como resultado da polarização.  Imagine se essas forças opostas fossem capazes de dar o melhor de si, de modo que um equilíbrio sublime pudesse ocorrer entre elas,  transcendendo as contradições originais.

imagens cursos13

Água é o próprio “entre” e a sustentação dessa tensão criativa não se faz com um rígido ponto médio. Ela está sempre fluindo entre os opostos, sem fixar-se, integrando em movimento aquilo que está separado.
A água tem a capacidade de assimilar substâncias e passá-las a diante sem querer retê-las.

Água é sempre abundante em momentos e lugares onde surge a vida, onde sementes germinam, onde o embrião humano começa seu desenvolvimento, e assim por diante.

imagens cursos12

Em suma: mediadora da vida em desenvolvimento,  do invisível ao vir a ser da substância física, forma e cor. Ela tem sua morada “em ambos os mundos”.
A água flui ritmadamente em ondas, “para cima e para baixo”, da ‘esquerda para direita’ em um rio serpenteante com movimento contínuo. Ela conecta naturalmente o fluxo horizontal e o movimento descendente no vórtice.
Ela certamente tem qualidades que nós, seres humanos podemos experimentar como metáfora.

Nesta oficina inédita no Brasil, vamos explorar diversas características da água e casos de equilíbrio dinâmico entre polaridades.
Para ajudar a trazer à vida esta qualidade de água em nossa consciência,  acrescentaremos à isso uma série de exercícios artísticos de movimento, desenho e modelagem.

A quem se destina?
Acreditamos que a nova cultura de cuidado com a água só pode surgir da colaboração entre múltiplos interessados e suas diferentes perspectivas. Nós convidamos vocês técnicos do segmento de água, profissionais de sustentabilidade, lideranças e tomadores de decisão no gerenciamento de recursos hídricos e suas equipes. Acadêmicos, educadores, designers, pesquisadores e consultores envolvidos com água direta ou indiretamente. Ambientalistas, empreendedores da água e todos aqueles interessados a tomar uma nova consciência da água.

imagens cursos5

COMO EU ME INSCREVO?
Para se inscrever CLIQUE AQUI
Ficou com alguma pergunta?
Escreva-nos: ocursodorio@gmail.com
ou fale com conosco 11 953006320.
Estamos realmente dispostos a fortalecer esse convite.

DATAS:
14 de outubro às 19:00
15 de outubro das 9:30 às 17:30

LOCAL:
Dojô Harmonia
Rua Cariris, 13 – Pinheiros
São Paulo-SP

INVESTIMENTO:
Sua participação é significativa para você?
Não deixe que o valor seja um impedimento!
R$450,00
Inclui: coffee, material, tradução consecutiva e sua participação.
Vagas limitadas: 18 pessoas

2013.4.15-kopie-90kb-201x300Paul van Dijk é conhecido na Holanda por seus projetos com Flowform®. Foi pioneiro na  aplicação Flowform®Technology (FFT) em escala industrial no tratamento águas de esgoto. Atualmente, ele está envolvido em experimentos de aplicar FFT em passagens de peixes nas barragens da Holanda. Estudou escultura,  Ciência goetheana e Flowform® design com John Wilkes (UK), o inventor da Flowform®Technology. Como professor, seus temas favoritos são a água, o estudo da forma, movimento e metamorfose. É professor visitante da Fundação para a água do Reino Unido.

Co-realização:

gui-fluxus logo-rios-e-ruas1