Metamorfose do esqueleto humano

O artista trabalhando 
Um curso de três dias com Paul van Dijk

21, 22 e 23 de Outubro – na Fazenda Retiro – Ilhabela-SP

Formas na natureza e na arte são os resultados de movimento ~ invisível.

Pode-se olhar para elas como momentos fixos em um processo, produtos acabados de um ato de criação. Então estas são as expressões das intenções do criador, quem quer que este seja, e quão consciente ou não se esteja.

A maravilhosa composição de ossos em suas formas, que sustentam o nosso corpo com todos os seus músculos e órgãos, e facilita nossas atividades espirituais, é uma obra arquitetônica que revela um magnífico design. À primeira vista, para muitos de nós, o esqueleto é uma imagem da morte. Mas olhe para o maravilhoso arranjo das mais de 200 partes.

anatomy-of-human-body-da-vinci

Estas mostram características opostas de formas exercendo seu papel numa unidade superior. E para o olhar artístico, entre as partes, o princípio da vida torna-se visível: Metamorfose.

Como podemos resgatar as ideias que estão expressas neste design?

vitruvian

Quando aprendemos a “ler” a complexa composição de formas e gestos no esqueleto, com uma percepção artística e imaginativa, começamos a testemunhar a expressão de uma intenção extraordinária: o tornar-se verdadeiramente humano.

Este “aprender a ler” é uma habilidade que vamos começar a desenvolver neste curso.

Neste curso, exercícios de observação terão uma função importante. Além disso, vamos estudar as qualidades da forma e do movimento, particularmente por meio de modelagem, desenho e exercícios de movimento corporal.

Isso vai ajudar a tornar o nosso pensar e sentir em um campo de ressonância rico e claro, onde as observações começarão a ressoar, emergindo gradualmente como significados.

Mas, acima de tudo, a capacidade de admirar é indispensável: libertarmo-nos de padrões e conceitos fixos de pensamento. Porque só então seremos capazes de tornar nossa forma de pensar tão vívida e rica, que o milagre do esqueleto humano se revelará.

A QUEM SE DESTINA?

Este curso é para qualquer pessoa interessada em aprender diretamente com a natureza, indo além dos limites das ciências tradicionais. Em particular para estudantes de medicina, profissionais da área da saúde, dançarinos, praticantes de yoga e esportes. Para artistas visuais, e outros profissionais de diversas áreas de especialização que estão interessados em aprofundar a sua prática com a fenomenologia de Goethe.

INSCREVA-SE:

Clique aqui para se inscrever.
Se você ficou com alguma pergunta escreva-nos:
ocursodorio@gmail.com ou fale com conosco (11) 953006320.

LOCAL:

Fazenda Retiro – Ilhabela

DATAS:

21, 22 e 23 de Outubro das 9h às 18h.

INVESTIMENTO:

Sua participação é significativa para você? Não deixe que o valor seja um impedimento!

Curso valor completo: R$1.890,00

Inclui: hospedagem em quartos compartilhados, alimentação, material, tradução consecutiva e sua participação.

Curso sem hospedagem R$1.140,00

Vagas limitadas: 18 pessoas

PAUL VAN DIJK

2013.4.15-kopie-90kb-201x300(Holanda) estudou Escultura, Ciência Goetheanísca e Flowform®design com John Wilkes (UK). Ele reconhecido na Holanda por seus projetos Flowform® em tratamento de água. Além de sua fascinação com a água, como escultor ele tem interesse em estudo da forma, movimento e metamorfose. Isso o levou para o estudo de esqueletos humanos e de animais, assim como seu estudo de plantas. Sua afinidade com a arte visual, escultura, música e performance, juntamente com a sua atitude natural de admiração ativa, oferece uma ampla base para o seu trabalho como professor da Ciência de Goethe. Ele ensina na formação profissional para médicos, e para os treinadores na educação natural e ambiental.

 

Co-realização:

gui-fluxus