Um novo olhar para as plantas

imagens cursos14

1 dia de oficina para desenvolver um jeito vivo de olhar – com Paul van Dijk

Se você olhar para as plantas com os olhos que são usados para ver ‘coisas’, fotos, conceitos, você verá apenas ‘coisas verdes viventes’ que seu corpo necessita como blocos de construção e sua mente usa como cenário para um descontraído domingo de caminhada.

As plantas e as árvores são de fato o maravilhoso momento em que se dá o casamento entre o céu e a terra, em uma incrível dança de fenômenos sensorialmente perceptíveis.
Nesta oficina vamos trabalhar no desenvolvimento de um novo olhar, com a abertura e a exatidão de um cientista, a riqueza de sentimentos e a criatividade de um artista. Olhar que vai além da atividade puramente racional e conceitual da mente, e que é capaz de percepção artística. Olhos que podem “ler” o que se expressa em  processos formativos, na emergência de formas e no desenvolvimento das cores no mundo vegetal.

imagens cursos2

Isso implica trabalhar em duas direções consecutivas: trabalhar fora, em nossos poderes de observação, no uso de nossos sentidos; e trabalhar dentro, em nossa capacidade de experienciar com profundidade o sentido do que é observado, na sensibilidade e na contemplação.

Vamos trabalhar direto com a Natureza, observando plantas e árvores, bem como em sala, com diferentes tipos de exercícios artísticos e momentos de reflexão. Os exercícios seguem um caminho metodológico que será foco de nossa atenção e reflexão.
Nós temos a capacidade de ler direto no livro da natureza!
Neste workshop vamos começar a desenvolver essas capacidades, de tal forma que você vai se sentir encorajado a continuar por si mesmo esse desenvolvimento.

imagens cursos8

A quem se destina?
Esse curso é para todos aqueles interessados em aprender diretamente com a Natureza e ir além dos limites das ciências tradicionais. Educadores, cientistas, empreendedores, facilitadores artistas, designers e outros profissionais das mais diversas áreas de atuação que estão interessados em aprofundar sua prática com a Fenomenologia de Goethe.

COMO EU ME INSCREVO?
Para se inscrever CLIQUE AQUI
Ficou com alguma pergunta?
Escreva-nos:
ocursodorio@gmail.com
ou fale com conosco 11 953006320.
Estamos realmente dispostos a fortalecer esse convite.

DATAS:
17 de outubro às 19:00
18 de outubro das 9:30 às 17:30

LOCAL:
Dojô Harmonia
Rua Cariris, 13 – Pinheiros
São Paulo-SP

INVESTIMENTO:
Sua participação é significativa para você?
Não deixe que o valor seja um impedimento!
R$390,00
Inclui: coffee, material, tradução consecutiva e sua participação.
Vagas limitadas: 18 pessoas

2013.4.15-kopie-90kb-201x300Paul van Dijk
Holandês, estudou Escultura, Ciência Goetheana e Flowform® design com John Wilkes, no Reino Unido. É conhecido por seus projetos de Flowform® em tratamento de água. Sua afinidade com a arte visual, escultura, música e performance, juntamente com a sua atitude natural de admiração ativa, oferece uma base ampla para sua pesquisa sobre água, plantas e árvores, assim como para o seu trabalho como professor. Ensina Ciência Goetheana na formação profissional para os médicos, coaches e profissionais da área ambiental. Seus temas favoritos para a facilitação e aprendizagem são a água, estudo da forma, movimento e metamorfose. Também é professor visitante na Fundação para Água – Inglaterra.

 

Co-realização:

gui-fluxus logo-rios-e-ruas1